Salgueiro-PE - Prefeito anuncia programação do São João 2011


Em solenidade ocorrida na manhã desta sexta-feira (13) no Centro de Cultura, Lazer e Turismo o prefeito de Salgueiro, Marcones Libório (PSB), anunciou a programação completa dos festejos juninos deste ano do município. O auditório do centro ficou lotado com pessoas da comunidade, da imprensa da cidade, de secretários e demais funcionários da prefeitura. Antes do anúncio da tão esperada programação, os presentes assistiram a apresentação da quadrilha junina ‘Rei do Baião’ e ouviram músicas do sanfoneiro ‘Antônio da Mutuca’.
Após as atrações culturais, Marcones detalhou todo o cronograma do São João 2011 de Salgueiro, que começa no dia 1° de junho com a festa do padroeiro da cidade, Santo Antônio, movimentando a Praça da Igreja Matriz até o dia 13. O local será decorado com uma ambientação junina e barracas para comercialização de comidas típicas e artesanato.

Os festejos juninos ainda contam com o concurso culinário “Milho Verde e Coisa & Tal”, promovido pela prefeitura municipal em parceria com a TV Grande Rio. Concurso de quadrilhas juninas de Salgueiro e região continua “No Passo do Forró”, com apresentações de grupos de todo o Sertão, manifestando e preservando a cultura popular nordestina. A competição é mais uma parceria entre prefeitura e TV Grande Rio.
O prefeito destacou a descentralização das festas, com o “São João na Roça”, levando animação para a zona rural de Salgueiro. Haverá apresentações com o autêntico forró pé de serra nos pólos de Pau Ferro, Sítio Santana, Uri, Umãs, Conceição das Crioulas, Montevideo e Campinhos.
De acordo com Marcones, a Estação do Forró chamará a atenção mais uma vez pela decoração repleta de adornos juninos, onde as pessoas se sentirão em um verdadeiro arraial. Na “Feira de Mangaio’ os artesãos da região vão expor e colocar a venda, produtos de barro, rendas e bordados na área do evento. Já no Centro de Cultura acontecerá o arrasta-pé no salão. No local haverá todos os dias apresentações de sanfoneiros da região a luz de candeeiro.
Libório revelou os nomes das atrações, sendo muito aplaudido ao anunciar a contratação da dupla sertaneja Jorge e Mateus, que se apresenta em Salgueiro no último dia da festa. As apresentações na Estação do Forró começam no dia 23 com Zé Nilton, Daniel Itabaiana, Flávio Leandro e Nordestinos do Forró; dia 24 Josildo Sá, Maciel Melo e João Bandeira; terceiro dia de festa, dia 25, conta com shows de Joaquinha Gonzaga, Os Três do Cariri, Ranieri e Banda e Capim com Mel.
Os festejos prosseguem no domingo, dia 26, com exibições de Epitácio Pessoa, Clã Brasil e Jameckson. Na segunda-feira (27/06) a celebração ao São João continua com apresentações de Luiz e Davi, Gaviões do Forró e Danilo Pernambucano. Kinho Callou, Flávio José e Território Nordestino são as atrações do dia 28. O evento é encerrado na quarta-feira, dia 29, com shows de Antônio da Mutuca, Jorge e Mateus e Waldonis. Este ano o São João de Salgueiro presta homenagem à banda de pífano de Conceição das Crioulas, ao sanfoneiro salgueirense Zé Nilton e ao cidadão popular “Luizão’, morador do bairro Divino Espírito Santo.
“O São João de Salgueiro não é uma invenção, não é um evento de diversão, é uma cultura, é uma tradição. A cada ano a gente vem organizando mais e o evento vem crescendo. Primeiro a gente tem que obedecer às questões culturais, não é implicância do governo, é a questão da gente cada vez segmentar mais essa nossa raiz, e a gente fomenta isso com as quadrilhas, com o concurso de culinário, com o artesanato, com o forró do salão, voltando àquela tradição da sala de reboco, do forró de chão batido”, disse o prefeito.
Fonte: Blog de Alvinho Patriota

0 comentários:

Postar um comentário