Agências do Trabalho - Fase de adaptação deixa lento o novo sistema


Com o Mais Emprego, o trabalhador pode acessar o site de qualquer lugar, pode se candidatar a até três vagas que são visíveis em todo o país

Faz uma semana que as Agências do Trabalho, em Pernambuco, estão com um novo sistema para atender as pessoas que buscam vagas de emprego. Agora, não é preciso ir até uma agência para se candidatar ao trabalho, pois quase tudo é feito pela internet, por meio do site www.maisemprego.mte.gov.brO problema é que o novo sistema está lento e chegou a ficar fora do ar na primeira semana de utilização.

De acordo com o gerente da Agência do Trabalho, Celso Miranda, a lentidão é normal, uma vez que o sistema ainda está em fase de adaptação. “O novo sistema é mais completo, requer mais informações sobre o trabalhador. Por isso, torna-se necessário um atendimento mais detalhado, que leve mais tempo”, explica.

Para evitar transtornos na hora do cadastro, o gerente alerta que o candidato já chegue à Agência com todos os documentos necessários. “É essencial que o trabalhador traga carteira de trabalho, o CPF, o NIT, informações do endereço e as demais experiências que ele possui, para podermos realizar o cadastro dele no nosso sistema”, diz.

Uma das novidades do novo sistema é que o trabalhador pode se candidatar a até três vagas e pode acessar o site de qualquer lugar. “Ele também pode fazer o cadastro em casa, pela internet, numa lan house... Não é necessário que ele venha aqui à Agência para efetivar a candidatura”, explica Celso Miranda.

O gerente explica que, após verificar uma vaga compatível com seu perfil, o trabalhador será convocado à Agência do Trabalho para demonstrar sua experiência: “É uma espécie de pré-seleção. E então receber a carta de encaminhamento à seleção na empresa”.

Caso não seja aprovado na empresa, o cadastro do trabalhador não é excluído do sistema. “O cadastro permanece ativo, mesmo que ele não consiga uma colocação numa empresa. Ele pode retornar e acessar o sistema de sua casa para tentar outras oportunidades”, diz.

O sistema funciona em oito estados brasileiros. No Nordeste, os estados que aderiram foram Pernambuco e Paraíba. “A grande vantagem desse sistema é que o cadastro dele fica visível para todo o país”, lembra Celso. Em Pernambuco, todas as unidades das Agências do Trabalho têm o novo sistema.

Fonte: pe360graus
Imagem: Reprodução/TV Globo

0 comentários:

Postar um comentário