Catende-PE: TRE-PE inicia recadastramento de 25 mil eleitores

Membros do Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco estiveram nesta quarta-feira (11), no município de Catende, na Mata Sul, para dar início ao processo de recadastramento do eleitorado, que votará nas eleições de 2011 através do sistema biométrico (eleitor reconhecido pela impressão digital). O presidente Ricardo Paes Barreto, acompanhado do corregedor Carlos Damião; do ouvidor eleitoral, Stênio Neiva e do desembargador José Henrique Coelho, iniciou os trabalhos realizando audiência pública na Câmara Municipal. Vereadores e a população foram informados sobre como ocorre o processo em que o eleitor é identificado, na cabine de votação, através da impressão digital.

Ainda na audiência foi esclarecido aos presentes quais documentos necessários para fazer o recadastramento (certidão de nascimento ou RG e comprovante de residência de dezembro de 2010 a março de 2011) O assessor da Corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos, falou da necessidade de todos os cidadãos se recadastrarem. "Quando ocorre o recadastramento, os títulos dos cidadãos são automaticamente cancelados. É como se naquela cidade não houvesse nenhum eleitor. Por isso a importância de todos os eleitores comparecem ao fórum eleitoral". 


Processo

Para a revisão biométrica é necessário que todos os 26.654 mil eleitores de Catende compareçam ao Fórum Eleitoral com certidão de nascimento ou (RG) e comprovante de residência entre dezembro de 2010 a março de 2011. Quem não se recadastrar terá seu título cancelado e não poderá votar no pleito municipal de 2012.

O Tribunal Regional Eleitoral está realizando recadastramento em Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó e Vicência. Em Pernambuco, espera-se que mais de 300 mil eleitores sejam recadastrados. O objetivo do Tribunal Superior Eleitoral é que até 2018 todos os eleitores do Brasil estejam cadastrados biometricamente. Nas eleições de 2010, os eleitores dos municípios de Itapissuma, Itamaracá, Tamandaré e Rio Formoso (51 mil 388 eleitores) votaram através do sistema biométrico. No Brasil, este número chegou a 1,1 milhão de eleitores.


Fonte: Blog da Folha

0 comentários:

Postar um comentário