Improvisos e remendos no SUS

Remendos são constantes na saúde pública. A começar pelo orçamento e a ausência de uma carreira única. Nas duas últimas semanas, em Pernambuco, muitos exemplos voltaram a ter visibilidade. Na quarta-feira 1 de junho, técnicos de enfermagem denunciaram que um hospital em Passira, Agreste, funciona sem enfermeiro de plantão. Maternidades reabertas recentemente também nem sempre têm médicos. Por pouco não foram fechados leitos no Hospital Oswaldo Cruz porque o contrato de infectologistas venceu sem que a substituição tivesse sido feita pelo Estado. No PSF, no interior e RMR, em vez da jornada diária na comunidade, de segunda à sexta, há consulta médica semanal, como eram os postos do passado. O pesquisador-docente da Fiocruz PE, Sidney Farias, especialista em planejamento da saúde pública, avalia a questão. E você, tem mais improvisos para comentar?

MAIS SAÚDE – Há razão para improvisos na saúde?
SIDNEY FARIAS - Embora o sistema de saúde seja complexo – não existe solução única para tudo –, há instrumentos técnicos e conceituais que ajudam no planejamento, tais como projeção de crescimento da população, doenças sazonais e protocolos de tratamento. Há muitos mecanismos que facilitam estimar, prever e ter um plano de contingência. Por exemplo, na assistência à gestante, há como saber o número de mulheres em idade fértil e de partos por ano. Com isso, há como calcular o número de profissionais necessários para atender as pacientes, bem como a oferta de exames que deve ser garantida.MAIS SAÚDE – Por que o improviso?
SIDNEY FARIAS -
 Existe a cultura do improviso. Muitas vezes a prioridade de governos é a busca pela popularidade, não considera as necessidades reais. Embora seja uma ferramenta com potencial imenso, o planejamento estratégico muitas vezes é desprezado. Com planejamento, é possível tomar providências até diante de situação não esperada.MAIS SAÚDE – Parece haver um improviso, em especial, na contratação de profissionais…
SIDNEY FARIAS -
 Passa por falta de uma política de recursos humanos. Há também um engessamento legal, que limita contratações, além de questões que precisam ser corrigidas na formação médica para que haja disponibilidade desses profissionais no setor público
.

Fonte: Gazeta Interativa

0 comentários:

Postar um comentário