O IV Consegi, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de maio na Esaf, em Brasília
Engana-se quem acredita que hacker é um paranoico xenófobo criador de vírus de internet. Ao contrário, estes jovens pretendem invadir a capital brasileira durante o próximo Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi) para mostrar que o mundo (e a política brasileira) pode ser melhor.
No IV Consegi, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de maio na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília, os hackers "do bem" realizarão o Transparência HackDay, ou THackDay, evento paralelo onde serão produzidos e disponibilizados programas e aplicativos para facilitar a vida do cidadão na hora de fiscalizar o poder; tudo baseado em informações públicas e dados abertos.
"O grande objetivo é trabalhar as informações governamentais abertas e, criando na hora do evento hacks e aplicativos, mostrar que dados abertos podem contribuir com a vida das pessoas, podem gerar empreendedorismo, transparência e mais participação política", explica o ciberativista Ricardo Poppi, que participará do THackDay.
A ação é oportuna se considerarmos o nível estimado de corrupção do País, apontado como 3,7 pelo relatório Corruption Perception Index de 2010. De acordo com o documento, que mede a "sensação" da corrupção anual nos países, o Brasil é um dos 130 países abaixo da média 5, no ranking que aponta países como Dinamarca, Nova Zelândia e Singapura entre os menos corruptos, com média de 9.3 e a Somália em último da lista, com pontuação de 1.1 na tabela, que considera 10 como um baixo nível de corrupção e zero como "muito corrupto".
No Brasil, outras iniciativas têm mostrado formas de monitoramento, como o site Transparência Brasil, ONG fiscalizadora, ou o site do Supremo Tribunal Federal, que apresenta demonstrativos de seus gastos online.
Com o tema "Dados Abertos Para a Democracia na Era Digital" o quarto Consegi apresenta mais de duzentas atividades entre oficinas, debates e palestras e deverá contar com a presença de autoridades do governo. Para inscrever-se, basta acessar o site do Congresso, através do atalho bit.ly/dMl9rj.
Fonte: www.terra.com.br
0 comentários:
Postar um comentário