Salgueiro mobiliza população para dia de combate à gripe


O Dia “D” da Campanha Nacional Contra a Gripe, que acontece neste sábado (30), deve mobilizar a população de Salgueiro (PE), no sertão central. A Secretaria Municipal de Saúde colocou à disposição as 16 unidades de saúde da família na área urbana e rural. De acordo com a secretária Gorete Coelho, a meta é atingir 90% de cobertura vacinal em cada um dos grupos populacionais.
Este ano o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo com base em estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias. Além de idosos e populações indígenas, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde. A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1).
As crianças serão vacinadas em duas etapas, sendo meia dose em cada. Para receber a segunda, os pais deverão levar seus filhos aos postos de saúde 30 dias após receber a primeira dose.
O Ministério ressalta que a vacina é segura para todos, não oferecendo risco. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. E ao contrário do que algumas pessoas pensam, é impossível pegar gripe pela vacina, já que o vírus usado nas doses é inativado.
Somente quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro. A campanha, que começou na última segunda (25), prossegue até dia 13 de maio.
Fonte: Blog do Carlos Britto

0 comentários:

Postar um comentário