EM ARARIPINA, HÁ DOIS ANOS, BLOGUEIRO QUE VIROU CANDIDATO FALAVA EM GOLPE DO PALÁCIO CONTRA LULA SAMPAIO
O blogueiro Ronaldo Lacerda, de Araripina, autor do blog Meu Araripe, ao falar a respeito da política da cidade, em uma matéria publicada no dia 29/04/2010, há dois anos e quatro meses, antecipava como uma espécie de profecia um golpe contra Lula Sampaio, do PTB. Ronaldo Lacerda na época era desafeto do governador Eduardo Campos e do prefeito interino Alexandre Arraes.
Atualmente, Ronaldo Lacerda é candidato a vereador e defende a candidatura do seu primo, Valmir Lacerda Filho, vice-prefeito na chapa de Alexandre Arraes, candidato a prefeito. O link com as palavras furas foi tirado do ar. O blog tem uma cópia.
Está em curso um golpe. O alvo: cadeira do prefeito de Araripina. Ou o cofre da prefeitura, como queiram. Patrocinador: Palácio do Campo das Princesas.
Todos têm acompanhado o completo descaso do governo do estado de Pernambuco para com Araripina. A falta de obras e as promessas não cumpridas são o que ficam às claras, sem a proteção das cortinas. O que se esconde por trás das cortinas é o projeto do golpe em si. O governador só investiu na cidade naquilo que interessava aos esquemas palacianos: Festa de Carnaval e São João. Mas, para especialistas em contabilidade, tudo não passou de uma manobra para lavar o dinheiro que sobrou das emendas de bancada que a EMPETUR recebeu, que redundaram na demissão do secretário Sílvio Costa e que hoje rende investigação na Polícia Federal.
Quem tem memória lembra: Sílvio Costa, o deputado federal pai do secretário estadual, pediu a prisão do prefeito de Araripina. O próprio filho foi quem contratou e pagou as festas. O prefeito de Araripina só "embarrigou" o mal feito. Com o São João não foi diferente: contrato pré-assinado e dinheiro direto na conta dos preferidos do Palácio. Mais uma vez, Lula só "embarrigou" a ação. Ou seja, o escândalo é teu e a verba é nossa (esquema palaciano).
Agora, decorridos um ano e quase meio de gestão Lula Sampaio, sem quase nada para mostrar à população e sem sequer conseguir agendar encontro com o governador, tendo que engolir seu maior rival Emanuel Bringel despachando no Palácio, e anunciando o que pode ser feito como tapa-buraco pré-eleitoral, Lula Sampaio ver passar os dias sem conseguir tocar as obras que o Palácio lhe orientou a prometer. Nada, absolutamente nada. Só mais promessas repetidas por um político ingênuo, que desconhece as manhas de cobras criadas que o cercam - e assim aumenta expectativas que deveria lutar para diminuir.
E o que desejaria Eduardo Campos? Isolar Lula; torná-lo fraco, rejeitado por 80% da população; dispensável; sem apoio institucional; cambaleante no cargo. Tudo com um só intuito: provocar a sociedade local a se manifestar para que, assim ocorrendo, esteja respaldada uma ação de cassação de mandato, seja pela câmara, seja pela justiça, ou em última instância, pelo próprio palácio, em forma de intervenção. O que Eduardo Campos quer é a cadeira de Lula para o primo Alexandre Arraes. A partir de ontem a ordem foi dada. Hoje, quinta-feira, dia 29 de abril, a ordem começou a ser cumprida. Gente com experiência no ramo entrou em ação. Pesquisas pretensamente realizadas pelo palácio já foram anunciadas por adversários locais; a senha para derrubar o prefeito já foi claramente transmitida ao distinto público. Só resta aguardar o desfecho. Eduardo Campos é mestre nisso. Que o diga Ciro Gomes.
Convenhamos: quando os dois lados podem sair ganhando, tudo pode acontecer. Deus acuda a bandeira municipal, pois a terrinha sangra e definha. Tenho dito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário